A liderança da Série B do Campeonato Brasileiro está ameaçada. O América recebeu o Criciúma nesta terça-feira, no estádio Independência, pela 22ª rodada, e, apesar da pressão, não conseguiu passar de um empate sem gols.
Com o resultado, o Coelho chegou aos 41 pontos, mas pode perder a liderança para o segundo colocado Internacional, que tem dois pontos a menos e recebe o Paysandu, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, na sexta-feira.
O Criciúma, com 31 pontos, fica em nono lugar, três pontos abaixo do Ceará, que abre o G4, mas esta distância pode aumentar já que oito partidas ainda complementarão a rodada nesta sexta-feira e no sábado.
O primeiro tempo foi de pressão do América. Partindo para cima, o líder do campeonato criou uma série de chances para abrir o placar, mas parou na boa atuação do goleiro Luiz.
Com o retorno de Bill, que conseguiu um efeito suspensivo para voltar a atuar, o time mineiro apostou na presença de área do centroavante e conseguiu empurrar o Criciúma para o campo de defesa. Mas não conseguiu mexer no placar antes do intervalo. Além de Bill, Luan e Matheusinho também levaram perigo, mas pararam em boas defesas de Luiz.
No segundo tempo, a pressão continuou, mas o América passou a insistir demais nos cruzamentos para a área, apesar da defesa do Criciúma levar vantagem nas jogadas pelo alto. Bem postado, o time visitante se segurou até o final e garantiu importante ponto fora de casa, impedindo a equipe mineira de abrir ainda mais vantagem na liderança da competição.
O América volta a campo no próximo dia 8 de setembro, uma sexta-feira, quando visita o Paysandu, no estádio Mangueirão, em Belém, pela 23ª rodada da Série B. No sábado, dia 9, o Criciúma recebe o Luverdense no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC).
AMÉRICA 0 x 0 CRICIÚMA
AMÉRICA - João Ricardo; Ceará (Ruy), Messias, Rafael Lima e Giovanni; Ernandes, Juninho, Renan Oliveira (Hugo Cabral) e Matheusinho (Neto Moura); Luan e Bill. Técnico: Enderson Moreira.
CRICIÚMA - Luiz; Diogo Mateus, Nino, Edson Borges e Diego Giaretta; Jonatan Lima, Ricardinho (Barreto), João Henrique (Alex Maranhão) e Douglas Moreira; Lucão (Caíque Valdívia) e Silvinho. Técnico: Luiz Carlos Winck.
CARTÕES AMARELOS - Messias (América); Luiz, Diogo Mateus, Barreto e Lucão (Criciúma).
ÁRBITRO - Marcelo de Lima Henrique (RJ).
RENDA - R$ 12.668,00.
PÚBLICO - 2.864 pagantes.
LOCAL - Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).