Contando os jogos para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro no ano que vem, o América poderá acabar com a ansiedade nas próximas horas.
Com o empate do Oeste nesta sexta-feira à noite, agora basta o Coelho vencer o Figueirense no duelo deste sábado, às 17h30, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, para comemorar o acesso com três rodadas de antecedência.
Com 63 pontos, o Coelho é o vice-líder. Em caso de vitória neste sábado, o clube irá abrir nove de vantagem para o Oeste (66 contra 57) e não poderá ser ultrapassado, já que faltarão três jogos e o time alviverde terá quatro triunfos a mais que os paulistas. Assim, o América retornaria à Série A após um ano. Em 2016, o clube disputou a elite, mas foi rebaixado.
Além de garantir o acesso, uma vitória sobre o Figueirense pode dar a liderança isolada ao América em caso de tropeço do Internacional, que também tem 63 pontos e encara o Vila Nova-GO, em Porto Alegre. Já o Colorado está na mesma situação do Coelho: um triunfo no Beira-Rio também garantirá ao time o retorno à Série A.
Sem perder há mais de um mês, a última derrota do América foi no dia 1º de outubro para o Oeste – foram sete jogos no período, com quatro vitórias e três empates. A equipe alviverde vai a Florianópolis sabendo que vai encontrar um adversário diferente do que enfrentou no primeiro turno, quando o time catarinense estava em má fase e na zona de rebaixamento. Invicto há quatro jogos, o Figueirense está em 12º lugar, com 43 pontos.
“Tivemos durante toda a temporada a conduta de focar sempre no próximo jogo. O Figueirense evoluiu muito desde o início da competição, tem conquistado resultados positivos. Sem dúvidas, sabemos que vamos enfrentar muitas dificuldades pela frente”, alertou o técnico Enderson Moreira.
Para esta partida, o treinador americano terá dois reforços. Recuperado de uma lesão muscular no quadril, o goleiro João Ricardo está à disposição e pode voltar ao time no lugar de Fernando Leal. Outro reforço é o zagueiro Messias, que cumpriu suspensão na vitória sobre o ABC, na terça-feira. Por outro lado, o meia Ruy será desfalque devido a dores na panturrilha direita, assim como o atacante Luan que ainda está em tratamento de lesão.
No Figueirense, o técnico Milton Cruz não indicou a equipe, mas deve manter a base que empatou com o Oeste, na última rodada. Sem o lateral-esquerdo Guilherme Lazaroni, suspenso, Marco Antônio deve retornar ao time. O volante Ferrugem também briga pela vaga.
Acompanhe, a partir das 17h05, a Jornada Esportiva da Itatiaia com o 1º Time do Rádio. Narração de Enio Lima, comentários de Cadu Doné e reportagens de Emerson Romano e Thiago Reis.
- FIGUEIRENSE X AMÉRICA MG
Figueirense: Saulo; Dudu, Ferreira, Naylhor e João Lucas; Zé Antônio, Dudu Vieira, Marco Antônio, Renan Mota e Jorge Henrique; André Luís. Técnico: Milton Cruz
América: João Ricardo; Norberto, Messias, Rafael Lima e Giovanni; Ernandes, Juninho, Renan Oliveira e Gerson Magrão; Felipe Amorim e Bill. Técnico: Enderson Moreira
Motivo: 35ª rodada – Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 11 de novembro de 2017, sábado, às 17h30
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Auxiliares: Fábio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)