O Cruzeiro 'perdeu quando podia perder'. O ditado do futebol pode ser usado na derrota para o Flamengo, por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã, em partida morna da 18ª rodada do Brasileirão. Henrique Dourado marcou o único gol do jogo. Focado nas decisões da Copa do Brasil (contra o Santos) e da Libertadores (diante do próprio rubro-negro), o técnico Mano Menezes escalou somente dois jogadores considerados titulares (Henrique e Léo). Com o time completo, a Raposa atropelou o Flamengo na última quarta-feira, por 2 a 0, pela Libertadores. A decisão será dia 29, no Mineirão.
Com a derrota deste domingo, o Cruzeiro ficou mais longe dos primeiros colocados, uma vez que estacionou nos 25 pontos. Já o Flamengo chegou a 37 pontos, um a menos em relação ao líder São Paulo.
Flamengo e Cruzeiro voltam a campo no meio de semana em decisões pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os cariocas recebem o Grêmio no estádio Maracanã, às 21h45, enquanto os mineiros encaram o Santos, no Mineirão.
Pelo Brasileirão, os times encerram o primeiro turno no próximo domingo. Às 11 horas, o Flamengo encara o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba. Mais tarde, às 16 horas, o Cruzeiro recebe o Bahia, no Gigante da Pampulha.
Etapa inicial
Mesmo com um time alternativo, o Cruzeiro fez frente ao Flamengo, que escalou força máxima. Os primeiros minutos do duelo foram de domínio dos donos da casa, que entraram em campo com uma proposta mais ofensiva. O Cruzeiro se defendia e esperava uma chance de encaixar um contra-ataque, o que não aconteceu.
O jogo do Flamengo deu resultado aos 21 minutos, quando Éverton Ribeiro recebeu livre pela direita e encontrou Henrique Dourado na área. O atacante deu um biquinho e a bola ainda bateu na trave esquerda antes de ir para os fundos das redes de Rafael.
Atrás no placar, o Cruzeiro passou a sair mais para o ataque e criou chances para empatar. Na primeira, aos 41 minutos, Raniel desviou uma bola tocada por Cabral e por pouco não marcou.
A melhor chance, no entanto, foi criada aos 43 minutos. Mancuello cobrou escanteio e Henrique cabeceou no canto esquerdo de Diego Alves, que já estava batido. A bola só não entrou porque Trauco, também de cabeça, conseguiu tirar.
- SEGUNDO TEMPO
O Cruzeiro voltou para a etapa final com mais presença ofensiva. Aos 10 minutos, Mano Menezes colocou Thiago Neves e Arrascaeta nos lugares de Mancuello e David, figura apagada em campo.
O time celeste continuou com mais posse de bola, mas só chegou a assustar aos 17 minutos, em uma bola cruzada que Raniel quase alcançou.
O domínio territorial do Cruzeiro prosseguiu e quase resultou em gol aos 31 minutos. Robinho, que tinha entrado na vaga de Rafinha, cruzou na cabeça de Arrascaeta, que subiu no terceiro andar e testou no canto direito de Diego Alves, que caiu e salvou em cima da linha. Alguns jogadores do Cruzeiro chegaram a pedir gol.
O lance com Arrascaeta foi o mais emocionante da etapa final, que terminou sem alteração no placar dos primeiros 45 minutos. Flamengo 1 x 0 Cruzeiro.
- FLAMENGO 1 X 2 CRUZEIRO
Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Trauco; Piris da Motta, Lucas Paquetá, Diego (Willian Arão) e Everton Ribeiro; Vitinho (Marlos Moreno) e Henrique Dourado (Pará). Técnico: Maurício Barbieri
Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Leo, Manoel e Marcelo Hermes; Henrique e Ariel Cabral; Rafinha (Robinho), Mancuello (Thiago Neves) e David (Arrascaeta); Raniel. Técnico: Mano Menezes
Gol: Henrique Dourado (Flamengo)
Cartões amarelos: Lucas Paquetá, Diego Alves e Henrique Dourado (Flamengo). Ariel Cabral, Arrascaeta e Raniel (Cruzeiro).
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 12 de agosto de 2018, às 16h
Árbitro: Deweson Freitas da Silva (Fifa/PA)
Assistentes: Helcio Araújo Neves (PA) e Heranildo Freitas da Silva (PA)
Público presente: 55.276
Público pagante: 50.402
Renda: R$1.530.899,60