Foi no sufoco, mas o Cruzeiro garantiu a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores! Após desperdiçar algumas boas chances para marcar gol, o time celeste viu o Flamengo abrir o placar na etapa final e foi pressionado até o último minuto. No entanto, a Raposa segurou a derrota por 1 a 0, no Mineirão, e segue viva na luta pelo tri da América.
O zagueiro Léo Duarte marcou o gol do Flamengo, nesta quarta-feira. Por ter vencido por 2 a 0 o jogo de ida, no Rio de Janeiro, o Cruzeiro se classificou por 2 a 1 no placar agregado.
Além da classificação, o Cruzeiro embolsou 950 mil dólares (cerca de R$ 3,9 milhões) pela vaga nas quartas de final.
Na próxima fase, o Cruzeiro irá enfrentar o vencedor do duelo entre Boca Juniors e Libertad, que decidem a classificação nesta quinta-feira, no Paraguai. No primeiro confronto, na Argentina, vitória do Boca por 2 a 0.
As partidas das quartas de final estão marcadas para serem disputadas nos dias 19 de setembro (ida) e 3 de outubro (volta).
Agora, o Cruzeiro volta a focar no Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, às 19h, a equipe celeste enfrenta o Internacional, no Mineirão.
- O JOGO
O Flamengo precisava do resultado e o técnico Maurício Barbieri optou por uma formação do ataque sem um centroavante. Marlos Moreno ganhou a posição de Henrique Dourado e o setor ofensivo foi completado por Vitinho, Éverton Ribeiro, Diego e Lucas Paquetá, que chegava um pouco mais de trás.
No entanto, quem começou melhor foi o Cruzeiro, que demonstrava estar mais tranquilo em campo. Também conseguia ter mais posse de bola e criou a primeira ótima chance. Diego perdeu a bola para Arrascaeta na intermediária. O uruguaio tabelou com Robinho, que invadiu a área pela direita e rolou para Barcos. O argentino, livre na pequena área, conseguiu chutar para fora desperdiçando uma chance clara para abrir o placar para a Raposa.
FOTOS: @Pauloti_
O Flamengo respondeu em chute de Diego de fora da área, que Fábio mandou para escanteio. O árbitro, no entanto, parou a jogada porque Paquetá estava impedido. Na sequência Diego tocou para Éverton Ribeiro, que também bateu para fora.
No segundo tempo, o time rubro-negro tentou esboçar uma pressão no início. Marlos perdeu boa chance nos primeiros minutos. O Cruzeiro recuou um pouco, mas aos poucos voltou a ganhar campo e equilibrou novamente a partida.
O Cruzeiro ainda teve outra excelente oportunidade de tirar o zero do placar. Barcos salvou uma bola que sairia pela direita e mandou para a área. Thiago Neves apareceu na segunda trave e chutou à queima roupa para defesa de Diego Alves.
O Flamengo então conseguiu diminuir a vantagem aos 24 minutos. Após cobrança de escanteio, Dedé desviou. A bola foi para a segunda trave, Éverton Ribeiro mandou de volta para o meio da área e o zagueiro Léo Duarte desviou de cabeça para as redes.
O Cruzeiro não se intimidou com o gol. O duelo se manteve equilibrado. O Flamengo tentava pressionar e a Raposa tentava resolver no contra-ataque. A equipe rubro-negra, no desespero, passou a jogar as bolas para a área, mas o time celeste soube segurar o resultado e garantir a classificação.
- CRUZEIRO 0 X 1 FLAMENGO
Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero (Edilson), Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho (Rafinha), Thiago Neves e Arrascaeta; Barcos (Raniel). Técnico: Mano Menezes
Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê (Geuvânio); Cuéllar (Lincoln); Everton Ribeiro, Lucas Paquetá, Diego e Marlos Moreno; Vitinho (Henrique Dourado). Técnico: Maurício Barbieri
Motivo: jogo de volta – oitavas de final Copa Libertadores
Data: 29 de agosto de 2018, quarta-feira, às 21h45
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gol: Léo Duarte (24’/2º)
Cartão Amarelo: Renê, Léo Duarte, Rodinei (Flamengo); Thiago Neves, Rafinha, Raniel (Cruzeiro)
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Mauricio Espinosa (URU)