ogando em casa, o América desperdiçou a oportunidade de seguir líder disparado do Campeonato Mineiro. Atuando com um jogador a menos praticamente durante todo o segundo tempo – o volante Zé Ricardo foi expulso após puxar o adversário e levar o segundo cartão amarelo aos sete minutos da etapa final – o Coelho empatou por 1 a 1 com o Boa Esporte, neste domingo, no Independência, pela oitava rodada da fase de classificação do Estadual. Felipe Augusto marcou para o time alviverde, enquanto Jefferson deixou tudo igual para a equipe de Varginha.
O resultado embola ainda mais a luta pela liderança do Mineiro. O América, que tinha três pontos de vantagem para o segundo colocado, agora foi a 18 e tem apenas um à frente do Tombense e da Caldense, que venceram na rodada. O Atlético é o quarto, com 15. A vitória deixaria o Coelho mais perto de fechar a fase de classificação na primeira colocação.
Já para o Boa Esporte o empate foi melhor. A equipe de Varginha se manteve na nona posição, com sete pontos, mas abriu três de vantagem para o Villa Nova, décimo colocado, e para o Coimbra, que abre a zona de rebaixamento.
O goleiro Airton foi desfalque de última hora no América, em função de um incômodo na coxa esquerda. Jori foi o titular na meta alviverde. Mesmo em desvantagem numérica, o Coelho abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo, seis minutos após ficar com um jogador a menos. Sávio avançou pela esquerda e tocou para Felipe Augusto. O camisa 7 dominou livre na entrada da área e chutou cruzado no canto do goleiro Renan Rocha.
O Boa chegou ao empate aos 23 minutos, após bobeada de Ademir. O camisa 10 perdeu o domínio da bola no campo de defesa para Chiquinho, que avançou, passou por Lucas Kal e cruzou rasteiro para Jefferson, no meio da área. O atacante se jogou na bola e empurrou para as redes.
O goleiro Renan Rocha foi um dos destaques da partida ao fazer pelo menos duas grandes defesas cara a cara com jogadores do América – no fim do primeiro tempo, salvou com o pé o chute de Felipe Augusto e, na etapa final, defendeu com o peito a finalização de Léo Passos.
Agora, o América volta as atenções para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, às 19h15, o Coelho encara a Ferroviária, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), pelo jogo de ida da terceira fase do torneio nacional.
Pelo Campeonato Mineiro, o América volta a jogar no próximo domingo, às 16h, contra o Patrocinense, no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. No mesmo dia, às 10h, o Boa recebe o Uberlândia, no Melão, em Varginha.
AMÉRICA X BOA ESPORTE
América: Jori; Diego Ferreira, Lucas Kal, Eduardo Bauermann e Sávio; Zé Ricardo, Juninho e Alê (Flávio); Felipe Augusto (Vitão), Ademir (Léo Passos) e Rodolfo. Técnico: Lisca
Boa Esporte: Renan Rocha; Yuri, Wesley, Henrique Moura e Ferreira (Chiquinho); Caio César (Gindre), Nonoca, Carlinhos, Cesinha (Denis) e Claudeci; Jefferson. Técnico Nedo Xavier
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 8 de março de 2020, domingo, às 16h
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Felipe Augusto (13’/2º), Jefferson (23’/2º)
Cartão Amarelo: Ferreira, Wesley (Boa Esporte); Zé Ricardo, Lucas Kal (América)
Cartão Vermelho: Zé Ricardo (América)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira e Frederico Soares Vilarinho
Público: 2.993 torcedores
Renda: R$ 17.390,00