Em noite de chuva e campo pesado em Ponta Grossa-PR, o Cruzeiro lutou e demonstrou garra mas foi superado pelo Operário, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Ainda no primeiro tempo o Cruzeiro teve o zagueiro Weverton expulso, e mesmo com um atleta a menos, fez um duelo equilibrado fora de casa. O Clube azul chegou a empatar ainda no primeiro tempo, mas viu o placar ser decidido nos últimos minutos da etapa final.
Após o revés, o Cruzeiro retorna a Belo Horizonte neste domingo e já na segunda-feira inicia a preparação para o importante duelo diante do Vasco, válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, nesta quinta-feira, no Mineirão.
PRIMEIRO TEMPO
Com o gramado encharcado, em decorrência da chuva presente em Ponta Grossa nos últimos dias, o início da partida apresentou muita disputa no meio de campo. O Cruzeiro começou a disputa tendo mais posse de bola e procurando mais o gol, chegando próximo à área do Operário através de cobranças de escanteio e faltas da intermediária.
A primeira oportunidade foi criada em um arremate de fora da área, aos 26 minutos, com Marcinho, mas o chute saiu a direita do goleiro Thiago Braga.
No entanto, aos 28, em uma disputa de bola no meio de campo, Weverton fez falta frontal em Leandro Vilela e recebeu o cartão vermelho. Na cobrança da infração, o Operário chegou ao primeiro gol. Tomas fez a cobrança, Pedro Ken cabeceou a bola na trave e no rebote Paulo Sérgio concluiu de bicicleta, abrindo o placar no interior do Paraná.
Mesmo com um jogador a menos, o Cruzeiro procurou o empate ainda no primeiro tempo. Aos 35 minutos Rafael Sóbis recebeu a bola na entrada da área e finalizou de pé esquerdo para a defesa do goleiro adversário. Dois minutos depois a equipe azul chegou com perigo novamente. Em mais uma finalização de Marcinho, o goleiro do Operário realizou importante defesa.
Aos 43 minutos o esforço do Cruzeiro foi recompensado com o gol de empate. Bruno José carregou a bola da direita para o meio e concluiu de perna esquerda, a defesa conseguiu desviar o chute, mas, com oportunismo, Felipe Augusto concluiu de perna esquerda igualando o placar.
Antes do fim do primeiro tempo o Operário chegou com perigo, em finalização de Leandro Vilela, mas Fábio fez grande defesa impedindo o segundo gol da equipe paranaense.
SEGUNDO TEMPO
No intervalo da partida, o treinador Mozart promoveu a substituição de Marcinho por Joseph e o Cruzeiro continuou apresentando a mesma vontade da primeira etapa.
A primeira chance do segundo tempo também aconteceu com Felipe Augusto. Em jogada pela esquerda, o cruzeirense avançou e finalizou com força, mas a bola saiu para a linha de fundo.
Aos 18 minutos o Cruzeiro fez mais duas mudanças. Jadson substituiu Bruno José, enquanto Giovanni deu lugar a Ariel Cabral. Ao voltar a disputar uma partida pelo Cruzeiro, o argentino se tornou, de maneira isolada, o jogador estrangeiro com mais jogos na história centenária do Clube, com 189 jogos.
O jogo continuou equilibrado e, aos 28 minutos, a comissão técnica realizou as últimas duas substituições, com as entradas e Airton e Adriano, para as saídas de Rafael Sóbis e Matheus Barbosa.
Aos 39 minutos do segundo tempo o Operário fez o segundo gol. O lateral Silva chutou forte de fora da área e venceu a meta cruzeirense, colocando a equipe de Ponta Grossa novamente em vantagem.
Com a desvantagem no placar, o Cruzeiro seguiu em busca do gol. Aos 46 Adriano teve boa chance dentro da área, mas a defesa afastou após chute de perna direita. Na cobrança do escanteio, Ramon cabeceou, a bola desviou na mão do defensor do Operário, no entanto não houve infração sinalizada pela arbitragem.
OPERÁRIO X CRUZEIRO
Motivo: 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 19/06/2021 (Sábado)
Local: Estádio Germano Krüger – Ponta Grossa-PR
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf - MS
Operário: Thiago Braga; Alex Silva, Reniê, Rodolfo Filemon e Silva; Leandro Vilela (Fábio Alemão), Pedro Ken (Thomaz), Jean Carlo (Leandrinho) e Tomas Bastos; Paulo Sérgio (Schumacher) e Rodrigo Pimpão (Rafael Oller).
Técnico: Matheus Costa
Cruzeiro: Fábio; Rômulo, Ramon, Weverton e Paulo; Matheus Barbosa (Adriano), Giovanni (Ariel Cabral) e Marcinho (Joseph); Felipe Augusto, Bruno José (Jadson) e Rafael Sóbis (Airton).
Técnico: Mozart
Gols: Paulo Sérgio, aos 31 minutos do primeiro tempo, Silva aos 39 minutos do segundo tempo (Operário)/ Felipe Augusto, aos 43 minutos do primeiro tempo (Cruzeiro).
Cartões amarelos: Leandro Vilela, Reniê, Fábio Alemão (Operário) e Felipe Augusto (Cruzeiro).
Cartões vermelhos: Weverton (Cruzeiro)