O América não tomou qualquer conhecimento do Pouso Alegre na 1ª rodada do Campeonato Mineiro 2024. Em partida nesta quinta-feira (25) no estádio Independência, em Belo Horizonte, o Coelho atropelou o Pousão por 6 a 0, com direito a cinco gols de Mastriani e um de Renato Marques. Quatro gols do uruguaio foram marcados no primeiro tempo.
O atacante uruguaio castigou a defesa rival, especialmente na grande área. Seja em bolas aéreas ou jogadas trabalhadas pelo campo, Mastriani não teve dificuldade em marcar nenhum dos gols da noite. Com o placar mais elástico da primeira rodada, o América ganha confiança para a sequência do estadual.
Com a vitória, o América assume a liderança do Grupo C do Estadual. O time comandado por Cauan de Almeida tem os mesmos três pontos que Athletic e Patrocinense, que venceram Ipatinga e Atlético respectivamente, mas supera os adversários no saldo de gols (6 a 1). O Democrata-GV é o lanterna da chave.
Na próxima rodada, o América visita o Ipatinga, às 20h de domingo (28), no Ipatingão. Já o Pouso Alegre recebe o Tombense, também no domingo, mas às 17h, no Manduzão.
Desfalques importantes para o Coelho
Logo na primeira partida oficial da temporada, o América já precisou fazer alterações na escalação por conta de jogadores entregues ao departamento médico. Seis jogadores americanos sequer foram relacionados para enfrentar o Pouso Alegre.
O meia Benítez está em transição após lesão muscular na panturrilha; o goleiro Jori está em tratamento de dores no púbis; o volante Flávio se recupera de lesão muscular na coxa; o meia Matheusinho segue está em transição após lesão no ombro e edema muscular na coxa; o lateral-direito Daniel Borges foi diagnosticado com Dengue; e o meia Martinez foi cortado do jogo por conta de indisposição e dores no corpo.
Noite de estreias para América e Pouso Alegre
Quatro jogadores do América estrearam como titulares pelo clube nesta quinta-feira (25): o goleiro Dalberson; os atacantes Fabinho e Vitor Jacaré; e o meia Moisés, que volta ao clube pelo qual foi revelado.
Entre os titulares do Pouso Alegre, Jefferson Feijão; Luis Gustavo; Alex Alves; Léo Príncipe; Balbino; e Davi Lima são os estreantes.
Além dos jogadores, ambos os técnicos também fazem o primeiro jogo por seus times: Cauan de Almeida pelo Coelho; e Gustavo Brancão pelo Dragão do Sul de Minas.
Mastriani dita o ritmo do América desde o começo
Bastaram cerca de 70 segundos para o uruguaio Gonzalo Mastriani repetir o que fez ao longo da temporada 2023 no América. Principal jogador do Coelho e muito valorizado no mercado da bola, o atacante balançou a rede logo na primeira chance da equipe.
Juninho avançou pelo meio e tabelou com Marlon pela esquerda. O lateral invadiu a área e só rolou para Mastriani empurrar para o gol e abrir o placar no Independência.
Apesar do gol, o América não abdicou do jogo. Desde a saída de bola, o Coelho tomou iniciativa e construiu diversas jogadas que envolviam a defesa do Pouso Alegre. A equipe do Sul de Minas teve dificuldades para jogar nos primeiros minutos.
Aos 7 minutos, Mastriani brilhou mais uma vez. Agora pelo lado direito do ataque, o uruguaio aproveitou bom cruzamento de Matheus Henrique, se adiantou à defesa e testou sem chances para Thiago Braga.
Goleada e hat-trick em menos de 20 minutos
Após o 2 a 0, o América deu um passo atrás no campo e assumiu postura de controle das ações com mais calma. As chances seguiam sendo criadas, e do outro lado, Dalberson pouco tocou na bola.
Aos 17 minutos, Mastriani apareceu mais uma vez na grande área e foi letal. Após cruzmento de Vitor Jacaré, o uruguaio subiu sozinho e testou com tranquilidade para marcar o terceiro dele na partida. A bola aérea do Coelho castigou o Pouso Alegre.
Dono do jogo já no primeiro tempo
Como se o hat-trick não bastasse, Mastriani deixou mais um tento antes mesmo do intervalo. Já nos acréscimos do primeiro tempo, em nova jogada aérea, o atacante não perdoou o Pouso Alegre. Juninho cruzou pela direita, e mais uma vez, Mastriani subiu sozinho para marcar de cabeça.
América controla o jogo e ‘fecha a conta’
O segundo tempo do América foi, acima de tudo, sobre a manutenção do controle de jogo. Mesmo com quatro gols de frente, o Coelho não abdicou do ataque, apesar de trabalhar mais a bola pelo meio-campo e correr menos riscos. As entradas de Felipe Azevedo e Rodriguinho, por exemplo, ajudaram a manter o ritmo.
Mesmo sem grandes esforços, a equipe americana chegou ao gol mais uma vez. Da mesma forma, o artilheiro não poderia ser outro. Aos 20 minutos da etapa final, Mastriani compleou cruzamento rasteiro pela esquerda e “encheu a mão” com cinco gols na partida.
Na reta final do jogo, Renato Marques ampliou a vantagem. Gustavinho fez boa jogada pela direita e achou o atacante dentro da área, que tocou na saída do goleiro da equipe visitante.
O Pouso Alegre, por sua vez, não se desesperou em campo com o placar já definido. O Pousão tentou fechar mais os espaços do América e apostou em saídas rápidas pelos lados. Mesmo assim, o goleiro americano Dalberson pouco trabalhou durante os 90 minutos.
Situação no Campeonato Mineiro
A goleada é fundamental para o América, que assume a liderança do grupo C por conta do saldo de gols. Athletic e Patrocinense também venceram na primeira rodada, ambos por 2 a 1, o que deixa o Coelho na frente. O Democrata-GV fecha o grupo sem pontuar até então.
Já o Pouso Alegre, com a goleada, fica na lanterna do grupo B, também pelo saldo de gols. Por outro lado, nenhum time da chave venceu nesta primeira rodada. O Uberlândia lidera após empate na estreia, enquanto Villa Nova e Atlético chegam na sequência após derrotas por 2 a 1 na rodada inicial.
América 6 x 0 Pouso Alegre
América
Dalberson; Matheus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê (Lucas Kal), Juninho e Moisés (Rodriguinho); Fabinho, Vitor Jacaré (Felipe Azevedo) e Mastriani (Renato Marques). Técnico: Cauan de Almeida.
Pouso Alegre
Thiago Braga, Jeferson Feijão, Luis Gustavo, Alex Alves e Balbino; Léo Principe (Kauê Souza), Henrique Rocha e Lucas Nathan (Henrique); Gabriel Neto (Bustamante), Nestor Mansur (Thiaguinho) e David Lima. Técnico: Gustavo Brancão.
Gols
Mastriani (1min 1T; 7min 1T; 17min 1T; 46min 1T; 20min 2T), e Gustavo Marques (40min 2T) do América
Cartões Amarelos
Éder (América)
Léo Príncipe; Lucas Nathan (Pouso Alegre)
Motivo: 1ª rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro
Data e horário: 25 de janeiro de 2024 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Público: 2.039
Renda: R$18.955,00
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Auxiliares: Magno Arantes Lira e Fernanda Nandrea Gomes Antunes
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!!!